Com a pandemia do coronavírus, especialistas de diversos setores econômicos prevêem que tudo irá mudar daqui para frente. Muito é especulado sobre futuro com a pandemia do coronavírus, principalmente quanto ao estabelecimento de um “novo normal” – e essas incertezas têm promovido discussões em todos os segmentos de mercado.
Assim, após meses com as atividades suspensas, o setor de eventos de JF e do Brasil tem planejado ações para o fortalecimento do mercado baseadas nas orientações de autoridades mundiais de saúde. Agora, com a retomada gradual dos eventos pelo país, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC) e a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) se uniram para produzir um protocolo com as principais recomendações de planejamento de eventos para os próximos meses e a longo prazo, no pós-pandemia.
A seguir, confira algumas das principais medidas que deverão estar no checklist de todo organizador de eventos.
Dicas de planejamento de eventos no cenário de crise
De fato, sem planejamento dificilmente um evento atinge todo o seu potencial – especialmente no momento que o Brasil e o mundo vem passando por conta da Covid. Uma vez que a retomada dos eventos está ocorrendo de forma gradual, o Plano de Retomada para Eventos Sociais se divide em duas etapas. Assim, além de promover a segurança da equipe e do público, a divisão permite uma melhor adaptação às novas ações de combate à contaminação pelo Coronavírus.
- Na fase 1, isto é, no momento atual, é importante que a lotação máxima seja de 1/3 da capacidade total de pessoas nos espaço de eventos.
- Na fase 2, a lotação máxima pode ser de 1/2 da capacidade total de pessoas.
Dentre as principais orientações para o planejamento de eventos, estão:
Disponibilize testes, termômetros e materiais de prevenção
Ao planejar qualquer evento, você deve considerar tanto o conforto quanto a segurança dos convidados. No contexto da pandemia, portanto, é fundamental que o evento tenha, logo na entrada, um ponto de descontaminação com álcool para desinfecção de mãos e bolsas, entrega de máscaras e verificação da temperatura.
Além disso, a utilização de máscaras deve ser uma regra expressa na divulgação do evento, com frequência de troca a cada 2 horas, conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Essas regras devem contemplar tanto os convidados quanto os trabalhadores do evento. A equipe de limpeza, em especial, deve ter acesso aos melhores equipamentos de proteção individual (EPIs) e passar por um processo de capacitação para lidar com os riscos das atividades.
Ambientes amplos e arejados
Em relação ao espaço, um dos pontos mais importantes é a circulação de ar, que deve ser constante e, de preferência, natural. Para isso, todos os ambientes do evento devem ter as janelas e portas abertas para permitir a ventilação. Visto que a maioria dos eventos contam com uma estrutura grande, o espaço também deve ser amplo para que o distanciamento mínimo de dois metros entre os convidados seja respeitado. Assim, é possível posicionar os elementos evitando, ao máximo o contato físico entre as pessoas.
Segurança alimentar
Eventos com buffett nos quais os alimentos ficam expostos por um longo período de tempo não são recomendados. Assim, o ideal é que todos os alimentos tenham preparo interno e que não fiquem expostos, sendo consumidos em pouco tempo. Os casos de exceção, como pães e bolos, devem ter fornecedores devidamente cadastrados e em regularidade com a vigilância sanitária, estando devidamente embalados e protegidos.
Além disso, também não é recomendado que os convidados ou os trabalhadores levem produtos para as casa, uma vez que o consumo estritamente interno reduz as chances de riscos à saúde.
Invista em tecnologia
A tecnologia se mostrou uma grande aliada de pessoas e empresas durante o período de isolamento social. No setor de festas e eventos, ela também pode ser utilizada para garantir mais segurança aos envolvidos.
As filas de credenciamento, por exemplo, normalmente são bem cheias e com pouca possibilidade de distanciamento. Por isso, investir no credenciamento online é uma boa alternativa, pois ele permite que os participantes façam o processo antes de chegar ao evento.
A tecnologia também pode ajudar no distanciamento dentro do evento. Em cerimônias com plateia, invista em grandes telas e equipamentos de som para que os convidados possam ficar mais distantes sem que a experiência audiovisual seja afetada.
Siga as orientações do setor
O planejamento de festas e eventos inclui o entendimento das condições de realização dos eventos. No contexto atual, ainda há muitas incertezas sobre a segurança das atividades, principalmente aquelas que pressupõem um maior número de pessoas. Algumas ações já começaram a ser implementadas com sucesso no esforço de retomar as atividades do setor com segurança. Para evitar os riscos, acompanhe essas orientações dos especialistas do segmento, especialmente a legislação municipal que ordene esta retomada.
Conte com uma boa assessoria de festas ou produtora de eventos
Planejar qualquer evento já é uma tarefa difícil. No cenário de crise sanitária, o processo pode ser ainda mais complexo, pois é uma questão de saúde coletiva que demanda muita responsabilidade e informação. Por isso, contar com uma equipe de especialistas é a melhor opção para levar segurança ao seu evento.
Com bom planejamento e contratando os profissionais mais qualificados de Juiz de Fora, você estará garantindo um evento especial e seguro para todos.