É frustrante! Após meses de planejamento e inúmeras notícias sobre a pandemia, noivas e noivos do mundo todo estão vendo seus planos do casamento perfeito serem diretamente impactados pela Covid-19.
Alguns adiaram os planos indefinidamente, outros tiveram a lista extremamente reduzida, mas todos ainda estão convivendo com a incerteza do que fazer e se devem ou não fazer uma festa em plena pandemia. Primeiramente, é bom lembrar que a gente bem que queria falar de outros assuntos, como se a pandemia não existisse. Mas não há como planejar nenhum evento sem esbarrar nas preocupações com o Coronavírus. Não adianta fingir, elas estão presentes. Afinal quase todo mundo conhece alguém que se foi ou que perdeu alguém, pela Covid-19. Os alertas dos riscos e as notícias estão por toda a parte. E ainda, e o pior de tudo, mais de 2 milhões de pessoas morreram por conta do vírus.
Atualmente, há proibições ou restrições para a realização de festas e eventos em Juiz de Fora e em boa parte do mundo. Aqui, todos os eventos estão proibidos durante o estado de calamidade pública por causa do novo coronavírus, conforme previsão no decreto municipal 14.179/2020 e outras complementações. Há quem seja a favor e há quem seja contra a proibição e restrições, mas a verdade é que, infelizmente, segundo os cientistas e pesquisadores, enquanto não houver ampla vacinação e imunização da população, não teremos condições realmente seguras para realizar festas e eventos como antes.
Como podemos tornar as festas mais seguras?
Os cientistas concordam que mesmo com a vacinação, não teremos total segurança para voltar à velha normalidade. Então, bom irmos nos planejando para aumentarmos o nível de segurança nos futuros eventos.
Muitas vezes até sabemos o que fazer (afinal, informação é o que não falta!), mas se não está incluso no planejamento, pode ser esquecido e deixado de lado. Então, a seguir trazemos alguns lembretes para você incorporar no seu planejamento.
Dicas para aumentar a segurança em casamentos e outros eventos
- Equipe de estética: Contrate profissionais conscientes e que já se preocupam com medidas protetivas levando em conta a saúde da noiva e dos colaboradores. Uso de materiais descartáveis, luvas e toucas, máscaras e outros itens de segurança, e a desinfecção de cadeiras e instrumentos de trabalho são essenciais.
- Chegada dos convidados: Tão logo os convidados chegam ao estacionamento do evento, é importante que já se tenha disponível álcool em gel para higienização das mãos.
- Na entrada do local do evento, é recomendado seguir o protocolo municipal vigente, que pode incluir medição de temperatura, stand com álcool em gel e tapete desinfetante para os sapatos. Pode-se também disponibilizar máscaras descartáveis ou personalizadas, esterilizadas, para os convidados. Outra consideração, na entrada, solicitar atendentes que abram e fecham as portas para que menos convidados toquem nas maçanetas. Eles também poderão orientar orientar amigos e familiares, e, se necessário, medir a temperatura dos convidados na chegada.
- Lembretes com as regras sanitárias: As regras podem parecer óbvias, mas convenhamos, que a excitação de estar aglomerando novamente pode nos levar a relaxar. Então, cartazes na entrada e em pontos estratégicos podem ajudar a todos, lembrando dos procedimentos nos locais em que eles estão aptos a acontecerem. Entre as questões a serem lembradas estão: a etiqueta na hora do cumprimento (evitando-se toques, beijos e abraços), a manutenção do distanciamento necessário, a lavagem de mãos, e claro, o uso recorrente do álcool em gel. Parece chato? E é, mas necessário para a segurança de todos.
- Material compartilhado: Cuidado redobrado com a desinfecção de material compartilhado no decorrer do evento -microfones, tablets, celulares e outros.
- Atendentes de banheiro: Os atendentes poderão abrir e fechar portas para convidados, limpar os balcões de acordo com a necessidade e desinfeccionar continuamente maçanetas de cabines e da porta do banheiro.
- Álcool em gel: Em abundância e por toda a parte. O álcool em gel se tornou item personalizável. Mas ele não pode faltar em todas as áreas: em pedestais, balcões e mesas e individualmente – em cada lugar na mesa do almoço ou jantar.
- Máscaras personalizadas para todos! Quem disse que segurança não pode estar na moda? Empresas especializadas estão oferecendo máscara personalizadas para cada evento. Do uso de um tecido que combina com a sua decoração a uma frase que reflete o sentimento dos noivos, a imaginação é o limite. Elas podem ser disponibilizadas na entrada do evento conforme os convidados chegam para pegá-los com facilidade e, posteriormente, nas áreas de tráfego intenso, como o bar ou os banheiros.
- Etiqueta para cumprimentos sem contato: Abraços em seus amigos e familiares podem parecer coisa do passado, mas mandar um beijo, acenar ou um abraço no ar … pode!
- Espaço de vídeo depoimentos: Uma boa ideia para registrar os votos dos convidados para os noivos. Basta ter um espaço reservado, aberto, e um atendente para filmar e enviar imediatamente o vídeo para um espaço em nuvem. Os noivos poderão receber um compilado com todas as felicitações e curtir o carinho dos amigos e familiares posteriormente.
- Vídeos a distância: Peça aos convidados que não puderem atender para enviar vídeos com palavras de sabedoria e histórias sobre os noivos. Esta é uma forma de captar mensagens das pessoas que mais amam você mas que por conta de restrições de saúde ou de viagem não puderam estar presentes. Isso faz com que todos que não possam estar no evento tenham uma maneira de participar e enviar vibrações positivas no seu dia importante.
- Bolhas criativas: Converse com o sue assessor de eventos, gestor da casa de festa e do buffet, para criarem os melhores arranjos de assentos para sua cerimônia e recepção com base no local disponível, número de convidados e também agrupar as pessoas por famílias ou bolhas, criando mais entre as mesas e assento. Espaçar as cadeiras e adicionar corredores amplos ajudará seus convidados a se concentrarem em vocês dois e não em quem está sentado ou circulando por perto. Aqui a ideia principal é manter os
convidados socialmente distantes, criando espaços para grupos íntimos, mas mantendo os grupos separados. Assim, efetivamente fica mais fácil respeitar o distanciamento social seguro.
Casal adia casamento para ter AINDA mais segurança
Parece difícil ter o casamento perfeito entre máscaras e álcool em gel, mas o amor pode superar tudo, até mesmo estas pequenas inconveniências que – ao que parecem – farão parte do cenário por muito tempo no futuro.
Por isso, conversamos com um casal – Paula e Igor – para saber como eles estão lidando com tudo isso. Paula e Igor moram em Niterói, RJ, mas ele é daqui e o casamento será realizado em Juiz de Fora. O casamento deles, que seria hoje (dia da publicação deste artigo), dia 16/01/21, foi adiado para o dia 27/03/21. Até lá, espera-se que a pandemia esteja mais controlada e que a vacinação – protegendo pelo menos os mais vulneráveis – já tenha sido iniciada, para que todos tenham mais confiança e mais segurança para curtir este tão esperado momento.
O que não pode faltar é o amor.
– Igor e Paula em clique do fotógrafo Marcos Brandi / Make up Laura Faceroli.
– Paula, como foi para vocês tomar a decisão de adiar?
A decisão de adiar surgiu depois de muita conversa entre nós! Por causa da onda vermelha que estava para ser instituída, já tínhamos uma noção de que poderíamos ter que adiar! Quando vimos que a doença estava com índices muito alto, enviamos as considerações aos convidados e o novo convite para nova data.
Como foi a negociação com os fornecedores, que já estavam preparados para atendê-los na primeira data confirmada?
Quando houve a confirmação da onda vermelha conversei com o dono do Espaço Pinus e com a dona do Buffet A Festa é Sua, no que poderíamos fazer se acontecesse de permanecer a bandeira vermelha e todos me aconselharam a adiar. Vi uma data em março que agradava a mim e ao Igor e perguntei aos dois se estava disponível! Graças a Deus estava! Conversamos com os outros fornecedores e todos tinham a data disponível. Deixamos a data pré-reservada e esperamos até a primeira semana.
O que vai ser diferente no casamento de vocês, comparado a um casamento antes da pandemia?
Nós decidimos casar durante a pandemia e já estávamos comprometidos com os protocolos de segurança – então, neste aspecto, não mudamos em nada ! Teremos álcool 70% nas mesas e na entrada vamos distribuir porta- máscaras para os convidados. A ideia do porta máscara foi tão legal que uma amiga que vai casar no dia 31 de janeiro aqui no RJ também mandou fazer. São pequenas coisas , mas que fazem uma diferença imensa! Um meio simples de proteger quem amamos! Fora que vamos reservar as mesas que ficarão afastadas na piscina para os mais velhos. Minha mãe tem 78 anos de idade, saúde frágil ….tem que precaver. Então, essas mesas ao ar livre e mais afastadas serão exclusivas aos mais velhos .
O que não vai poder faltar no dia 27/03 para deixar o seu dia mais especial?
Acho que o que não pode faltar é o amor no dia 27/03. Pode até parecer piegas! A única coisa que desejo é mais amor nos corações e menos egoísmo! As pessoas estão casando porque se amam e a vida não para, apesar da pandemia! Pessoas continuam casando, trabalhando, nascendo e morrendo nesse período! É a roda da vida! Não dá para ficar paralisado.
E a lua de mel? Vão viajar?
Vamos viajar sim! Iremos para Porto Seguro! Uma viagem de 18 horas que dá para ir de carro. E ter o mínimo de contato possível. Eu acho avião muito apertado para esse período…..aquele ar parado! Optamos por essa viagem de carro para poder ir parando e aproveitando várias cidades.
Como podemos ver, sonhos não param. O mercado de eventos e festas foi um dos mais atingidos na pandemia, mas certamente, será um dos segmentos que irá se recuperar mais rapidamente, por conta da alta demanda reprimida.
E vocês, gostaram da matéria? Sigam a gente no nosso instagram @festasemjf para ficar por dentro de tudo que se passa no mercado de eventos e festas em Juiz de Fora.