Raio: Desligado
Raio:
km Set radius for geolocation
Pesquisar
Carregando…

Como pagar e receber com o PIX?

Como pagar e receber com o PIX?
Empreendedorismo Notícias

O que é o Pix?


O Pix é o novo meio de pagamentos do Banco Central que promete simplificar a maneira de pagar e receber. Esse é um tipo de sistema de pagamento eletrônico já utilizado em outros países, você poderá fazer e receber transferências instantâneas, pagar contas e compras do dia a dia. Mais importante é que ele é uma alternativa rápida e gratuita ao boleto, TED, DOC e até ao cartão de débito. E com transações realizadas pelo seu celular. O nome Pix é apenas o nome fantasia criado para que o serviço seja facilmente memorizado e reconhecido, não se trata de nenhuma sigla. Mas representa conceitualmente o que o serviço é: um meio de pagamento instantâneo, simples e ágil.

Principais vantagens do Pix

Os pagamentos pelo Pix a princípio serão realizados por celular conectado à Internet, e entre suas principais vantagens, estão:

RAPIDEZ: O dinheiro é transferido e chega em segundos na sua conta, mesmo quando se trata de transações entre bancos e instituições financeiras diferentes.

SEGURANÇA: O Pix é desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, com a mais alta tecnologia de segurança. Receba transferências somente com um dado, chamado chave, que é exclusiva e única.

FACILIDADE E CONVENIÊNCIA: Pague e receba a qualquer momento, mesmo em feriados e finais de semana – e a qualquer hora.

SEM TAXAS: Você não paga para fazer nem para receber transferências.

Como posso usar o Pix?

Primeiro, você deverá cadastrar sua chave Pix na sua instituição financeira. E sim, você poderá cadastrar uma chave PIX para cada conta bancária que você utilize, desde que elas sejam distintas. Para cadastrar sua chave Pix você pode usar:

  • CPF ou CNPJ
  • Número de celular
  • E-mail
  • Chave aleatória criada por você.

Fique atento na comunicação do seu banco, os cadastros de chave PIX devem começar à partir do dia 05/10. As chaves Pix servem para facilitar o processo de transações eletrônicas, mas você ainda poderá usar seus dados bancários para fazer um Pix.

Como o Pix vai contribuir para o segmento de festas e eventos?

Todos sabemos que o tempo é o nosso bem mais precioso. Os pagamentos instantâneos foram desenvolvidos para facilitar a experiência de pagamento dos usuários, tanto pagadores quanto recebedores. Ou seja, o Pix vem para nos dar mais economia, facilidade, segurança e conveniência:

  • Economia de tempo: você vai poder realizar ou receber pagamentos sem ficar toda vida envolvido nessa transação;
  • Economia de taxas: transações entre pessoas físicas e MEIs são 100% isentas de taxas;
  • Pagamentos de sinal, reserva ou entrada do valor acordado contratualmente podem ser realizados e confirmados rapidamente;
  • Parcelamentos direto com o fornecedor sem emissão de boleto conferem maior agilidade (não deixe de colocar isso em contrato, com juros e multas por atraso);
  • Pagamentos de taxas de entregas poderão ser efetuados pelo fornecedor ou consumidor (e alguém pode receber por você a entrega);
  • Pagamentos realizados através do celular, com total segurança e sem necessidade de emissão de boletos, sem necessidade do cliente ter que ir ao banco ou a uma casa lotérica.

O fato de você estar realizando ou aceitando um pagamento digital ágil e rápido não significa que um contrato seja celebrado entre as partes. Mas já adianta muito poder realizar uma transferência bancária de forma segura e rápida, não é?

Quando o Pix poderá ser usado?

Os bancos já estão fazendo o cadastro do Pix (à partir de 05/10), e o Pix será liberado para uso em 16/11. Saiba mais sobre o Pix no site oficial do Banco Central.

Há limites para transações com o Pix?

Sim. Limites máximos serão aplicados, considerando critérios de mitigação de riscos de fraude e de infração à regulação de prevenção à “lavagem” de dinheiro e ao financiamento do terrorismo, por exemplo. As instituições participantes podem estabelecer limites máximos de valor para iniciação de um Pix, por usuário pagador:

  • por transação;
  • por dia; e
  • por mês. 

Confirme com o seu banco ou instituição financeira o limite de sua conta e também eventuais tarifas.

E você, já fez o seu pré-cadastro no seu banco? Não deixe para a última hora, conheça esta tecnologia que vai ajudar aos consumidores e fornecedores de festas e eventos em Juiz de Fora e em todo o Brasil.