Com a Covid, a entrega de produtos do setor de alimentação ganhou um novo significado, principalmente quando se trata de um produto para uma pequena comemoração em tempos de distanciamento social. Forçados a se isolarem em casa, consumidores estão valorizando cada vez mais o conforto e a segurança da entrega, especialmente na hora de comemorar uma data especial.
Se muitos negócios perderam vendas por estarem com as portas fechadas, outros enxergaram oportunidades e estão aproveitando este momento. Os kits festas se fortaleceram, kits festas juninas alegraram festinhas virtuais, namorados não ficaram sem chocolates e champagne! Como vimos, empreendedores alinharam novas estratégias, inovaram com agilidade e conquistaram novos clientes e mercados. Com isso, a entrega ou delivery se tornou um dos momentos ainda mais importantes da experiência do cliente. E para manter os clientes satisfeitos nesse novo modo de vida, é preciso muito mais que agilidade.
Para a segurança de todos, é importante atentar-se a cuidados especiais com a segurança – da produção do alimento até a saúde do entregador. Esses cuidados são simples, mas vão além do uso correto da máscara pelo entregador.
Cada empresa / empresário deve buscar orientações oficiais que possam ajudar a criar um protocolo próprio adequado para sua operação, mas elencamos aqui alguns cuidados básicos que podem te ajudar a melhorar seus procedimentos, e com isso, encantar o seu cliente.
Dicas para melhorar seu processo de delivery
• Observe a aparência do produto e se ele vai chegar no destino tão bonito quanto está saindo da produção. Para garantir isso, os produtos devem estar acomodados em embalagens apropriadas ao tipo de produto. As embalagens devem ser de material de qualidade, no tamanho adequado e devem manter a temperatura correta apropriada ao tipo de alimento (quente, fria ou congelada) ;
• Inclua etiquetas ou um pequeno folder com as informações sobre o consumo correto do alimento. Prazo de validade, rotulagem, instruções para aquecimento correto, entre outras. Também vale incluir um cupom para a próxima compra, um folheto sobre outro produto, e seus canais de atendimento;
• Certifique-se que seus produtos tenham algum tipo de lacre de segurança;
• O tempo entre a produção e a entrega varia de acordo com o tipo de produto, mas deve ser otimizado para que seja o mais curto possível, ampliando assim o prazo para consumo;
• O entregador deve estar bem instruído quanto aos procedimentos exigidos dele durante a entrega: desde o manuseio da embalagem do produto, quanto ao uso da máquina de cartão, ou recebimento do pagamento em dinheiro e comportamento com o cliente. Crie um protocolo e treine seu entregador. Quanto ao entregador, ele está na linha de frente da sua empresa: valorize este profissional e certifique-se que ele tenha todo o equipamento necessário para sua proteção.
Tudo isso somado, é o que faz com que o cliente tenha aquela sensação positiva de ter sido bem atendido, durante todo o relacionamento com sua empresa.
Aproveite seus canais de comunicação com o cliente para informá-lo sobre os cuidados que estão sendo tomados em relação à segurança, para que ele sinta-se mais seguro para a contratação de seus serviços e aquisição de seus produtos. Foque nos benefícios do produto e nas vantagens do seu produto na vida do cliente, mas evite citar o #coronavírus. Afinal, já temos informações suficientes e o que seu cliente mais precisa é de conforto e de sentir-se plenamente seguro.
Finalmente, sempre que possível, faça um acompanhamento pós-entrega para saber como foi a experiência do seu cliente. Se houver algum tipo de problema, procure solucionar da melhor forma possível e o quanto antes. Afinal, nosso propósito é encher nossa empresa de clientes felizes!