Todos nós quando começamos um empreendimento, trabalhamos com um objetivo comercial em mente: obter lucro. E ao longo do negócio, para aumentar o lucro, precisamos aplicar estratégias de gestão eficientes, especialmente o aumento do preço final para o consumidor.
Entre uma dessas estratégias, podemos considerar a gestão de compras uma das mais importantes para todos os tipos de negócios – seja da área de serviços ou da venda ou revenda de produtos, independentemente do tamanho do seu negócio. Então, reunimos aqui algumas dicas para ajudar a todas os gestores, mas especialmente o microempreendedor a comprar melhor, reduzindo o custo do seu produto ou serviço, e com isso, gerando um lucro maior em toda sua cadeia produtiva.
Você sabe escolher seus fornecedores?
Quando avaliamos fornecedores para um insumo ou serviço, um dos primeiros desafios é identificar onde estão os melhores fornecedores para o seu segmento. Para isso, é preciso identificar tudo o que você consome no seu negócio. Por mais óbvio que isso possa parecer, muitas empresas e profissionais autônomos compram por impulso ou seja, necessidade imediata e com isso, certamente pagam preços mais altos.
Comece com a lista de compras
Então, a primeira ação a ser feita pelo gestor é listar todos os itens que precisam de fornecedores, catalogando por categoria ou tipo, e incluindo valores de referência para comparação de preços (quantidade, pré-requisitos como tipo de material, etc.). Esse primeiro passo vale tanto para a prestação de serviços, quanto também para a compra de insumos para a produção de itens do seu cardápio ou portfólio. Vale fazer isso através de uma planilha, como a do modelo que disponibilizamos para download aqui. Pode parecer trabalhoso, mas pense no lucro que você terá.
Onde estão os melhores fornecedores?
Buscar na internet é sempre a primeira opção e uma ação válida para encontrar bons fornecedores, mas as informações podem estar bastante pulverizadas e por isso, você precisa pesquisar de forma mais eficiente. Algumas formas eficientes de pesquisar:
- Feiras e congressos: em todo o Brasil, existem feiras e eventos segmentados e destinados à um setor específico para compra, venda e divulgação de produtos e serviços. Com a pandemia, muitos desses eventos se tornaram digitais, e ainda mais acessíveis. Pesquise os principais eventos do seu segmento, e aproveite lives, webinars e mesmo grandes eventos online, muitos deles, gratuitos. Eles irão contribuir para que você esteja sempre atento às tendências de mercado, inovações e, principalmente, para conseguir o contato dos melhores fornecedores.
- Existem pólos que atendam a sua demanda? Algumas cidades, bairro ou região metropolitana são referências na fabricação de produtos ou fornecimento de serviços de um setor específico. Aqui perto de nós, por exemplo, Barbacena é uma referência na produção de rosas, Dona Eusébia na produção de mudas, e Ubá na produção de móveis. Juiz de Fora, já se tornou um pólo regional para a produção de festas e eventos. Os pólos regionais normalmente tem um site ou guia online onde você pode começar a sua busca, como é, para o mercado de festas e eventos, o caso da nossa plataforma www.jffestas.com.br com fornecedores e parceiros prontos para atender as mais diversas demandas do setor.
- Visitas presenciais? Sempre que possível, agende uma visita presencial ou uma reunião virtual para conhecer melhor a qualidade do produto ou serviço. Não sendo possível a visita presencial, solicite uma amostra (paga ou não). Aproveite para tirar dúvidas sobre logística, prazos e condições.
Dicas que valem ouro (ou dinheiro a mais no seu caixa!):
- Compras coletivas: É muito comum ter outras pessoas que trabalham no mesmo segmento que o seu pelas redondezas do seu negócio. Que tal organizar algumas compras em comum para poderem dividir o custo do frete ou economizar no valor unitário do insumo, comprando uma quantidade maior? Nesses casos, é muito importante que você conheça o parceiro de compra, e que vocês possam dialogar e negociar juntos a compra e todas as condições.
- Em geral, fornecedores locais são considerados boas opções por conta da logística e prazo de entrega. Mas nem sempre tem os melhores preços. Considere o custo do produto, custo do frete, prazo e logística dos fornecedores locais e compare com fornecedores mais distantes. Porém, certifique-se que este parceiro distante é confiável e oferece o mesmo produto ou com qualidade igual ou superior ao produto ou serviço desejado. Peça referências e avalie no Reclame Aqui se há alguma reclamação, e se houver, como ela foi conduzida.
- Finalmente, para os microempreendedores, é importante obter o CNPJ (ou seja, tornar-se um MEI), pois na maioria das vezes somente com o CNPJ se consegue condições mais favoráveis (preço e prazo) para a compra de insumos e serviços.
Com planejamento e dedicação você certamente conseguirá trocar de fornecedores ou ter informações valiosas para melhorar a sua negociação com os seus parceiros atuais. Com a redução de custos, seu negócio se torna mais lucrativo e até mesmo mais competitivo, pois alguns itens poderão ser ofertados com descontos ou ainda, com uma qualidade superior pelo mesmo custo. E clientes adoram isso!
Para buscar fornecedores para festas e eventos em Juiz de Fora, comece buscando aqui e aproveite para anunciar seu produto ou serviço.
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