Apesar da maior possibilidade versatilidade do mini wedding, o planejamento de um casamento pequeno é semelhante ao de um tradicional – afinal, a maior diferença está na quantidade de pessoas. Pensando nisso, reunimos 4 dicas para facilitar o planejamento do seu mini casamento. E lá no final do artigo, temos um BÔNUS para você!
1. Mais opções de locais
Uma vantagem importante do mini wedding é a maior facilidade em encontrar mais opções de lugares – casas de festas, hotéis, clubes, pousadas e até mesmo restaurantes – para deixar tudo conforme o sonho e expectativa dos noivos, justamente por lidarem com uma lista de convidados mais enxuta. Assim, aproveite a chance e escolha um cenário que traduza suas expectativas de um futuro conjunto.
Muitas pessoas escolhem por realizar o mini wedding em um local de importância para o casal, seja em casa, um resort ou pousada, ou ao ar livre em uma praia. Contudo, para quem prefere um ambiente próprio para casamentos, hoje já existem estabelecimentos especializados nesse tipo de cerimônia. Lembre-se, entretanto, que é fundamental dar preferência a locais amplos e bem ventilados. Ser flexível com a data (e horário) pode fazer toda a diferença na escolha do local e opções de pacotes disponíveis.
2. Considere a facilidade de acesso
Assim como em um casamento convencional, ao fechar o local, data e até mesmo horário, é preciso que os noivos considerem aspectos como o clima e o tempo de viagem do casal e dos convidados. Isso é especialmente importante se o mini wedding acontecer ao ar livre ou em locais distantes ou de difícil acesso, ou em época de férias ou feriados. Sempre há convidados com maior dificuldade de transporte, então pense em soluções viáveis para não deixar ninguém importante em dificuldade.
Outro ponto importante a ser considerado são as orientações das promotoras de evento ou dos assessores e cerimonialistas acerca do local proposto. Esses profissionais tem experiência no planejamento de eventos e irão colocar para os noivos todas as considerações que se devem ser feitas antes de definir as contratações mais importantes.
3. Inove no Cardápio
Por ter menos convidados, no mini wedding os noivos podem investir mais no cardápio sem comprometer tanto o orçamento. Uma vez que são apenas pessoas próximas, é possível ter mais cuidado em relação a dietas – afinal, você quer agradar a todos. É possível também negociar com o buffet um menu exclusivo que combine com data, horário e até mesmo o tema do seu casamento.
4. Decoração com a cara do casal
Por fim, a decoração deve considerar o local, data e horário do evento – e também o estilo do casal. Ela pode ser o segredo para economizar na cerimônia, mas sempre a decisão deve partir dos gostos e do objetivo do casal, e refletir o seu orçamento.
Quando o orçamento é amplo, no mini wedding é possível investir um pouco mais e contratar um serviço diferenciado, se o casal optar por mais luxo e requinte. Mas muitos optam pelo mini wedding porquê acreditam que “menos é mais”. E muitas vezes é mesmo!
Precisa de ajuda para planejar seu mini wedding? Conheça nossos cerimonialistas, entreviste os que se adequam mais ao seu estilo e não deixe de sonhar com o dia mais inesquecível da sua vida. E aproveite agora nosso BÔNUS, uma planilha completa para gestão de orçamentos para casamento que você pode usar para planejar seu mini-wedding!